Ministério
da Educação e Cultura
Programa
Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo
Integrado
Curso
de Introdução à Educação Digital
Projeto
de Pesquisa e Aprendizagem
O BLOG COMO AMBIENTE DE
APRENDIZAGEM
Autor:
Ana Elisabeth Bohm Agostini
Porto
Alegre, outubro de 2012
PROJETO
DE APRENDIZAGEM
Tema: O BLOG COMO UM
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Identificação:
Escola: Escola Estadual de 2º Grau Cândido José de Godói
Endereço: Av.França, 400 Bairro São Geraldo Porto Alegre/RS
Público Alvo: Professores e Alunos
Período: 28/08/12 A 16/10/12
Problematização:
Dúvidas
Temporárias: É correto dizer que o Blog é um ambiente de aprendizagem?
Quais
as vantagens do blog no processo de aprendizagem?
Os
alunos vão aprender melhor usando o blog.
É o tema certo para um
projeto de aprendizagem nesse curso do Nte?
Vale a
pena desenvolver esse tema tão abrangente, quando se pode escolher algo mais
simples?
Mais
algum colega vai escolher esse tema para formar grupo?Quais os conteúdos desse
tema devem ser tratados?
Certezas
provisórias: É um tema interessante. Tem muitos itens para aprender. É
útil para a aprendizagem do aluno. É fácil. É divertido. É interativo.
Justificativa: Escolhi este tema, que já faz parte da minha
atividade docente, por sua relevância como ferramenta capaz de gerar autoria,
criação, autonomia, interatividade, tornando o aluno mais interessado e
aproximando professor e alunos.
Objetivos:
Definir
Blog.
Criar Blog.
Conhecer suas características, como elemento de autoria e interação.
Estudar sua aplicabilidade na educação.
Aplicar o blog na prática escolar.
Analisar o interesse dos alunos pelos conteúdos postados no blog.
Divulgar o uso do blog entre os professores.
Criar o blog da Escola.
Ações a serem executadas:
Pesquisa em livros, revistas e na internet.
Criação do blog com os alunos.
Interação através do blog.
Observar o interesse dos alunos.
Elaborar enquete e fazer pesquisa através do blog.
Tabular dados e elaborar relatórios sobre os resultados.
Envolver os professores através da criação do blog da Escola.
Ministrar
curso para professores sobre o blog pedagógico.
Criar uma apresentação de slides
com os resultados.
Mídias e Tecnologias:
Usaremos o computador, seus aplicativos, a internet, livros, revistas, jornais
e outros materiais de sala de aula.
Avaliação: Por meio de
questionamento, postagens e comentários no blog.
Referências:
COSCARELLI,
C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença
Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45.
KAMPFF,
Adriana Justin Cerveira ; DIAS, Márcia Gládis Cantelli . Construção do
Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia. Caderno Marista
de Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 72-85, 2001.
MORAN,
José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação,
Brasília, v.26, n.2, p.146-153, maio/ago. 1997.
VEEN,
Win; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens : educando na era digital / Wim Veen,
BenVrakking ; tradução Vinícius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009.
ALAVA,
Séraphin & colaboradores. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas
práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002
ARRUDA,
Eucidio. Ciberprofessor: Novas Tecnologias, Ensino e Trabalho Docente.
Belo Horizonte: Autêntica, 2004
CASTELLS,
Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a
sociedade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.
GIDDENS,
Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
PAIVA,
José Eustáquio Machado de. Um estudo acerca do conceito de tecnologia.
In: Educação & Tecnologia. Belo Horizonte: Revista do Centro Federal de
Educação Tecnológica de Minas Gerais, v. 4 n. ½ jan/dez. 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário