HORA

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

2ª Postagem


Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado

Curso de Introdução à Educação Digital





Projeto de Pesquisa e Aprendizagem

O BLOG COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

 



Autor: Ana Elisabeth Bohm Agostini





Porto Alegre, outubro de 2012






PROJETO DE APRENDIZAGEM


Tema: O BLOG COMO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Identificação:
Escola: Escola Estadual de 2º Grau Cândido José de Godói
Endereço: Av.França, 400 Bairro São Geraldo Porto Alegre/RS
Público Alvo: Professores e Alunos
Período: 28/08/12 A 16/10/12 

Problematização:
Dúvidas Temporárias: É correto dizer que o Blog é um ambiente de aprendizagem?
                                        Quais as vantagens do blog no processo de aprendizagem?
                                         Os alunos vão aprender melhor usando o blog.
                                        É o tema certo para um projeto de aprendizagem nesse curso do Nte?
                                        Vale a pena desenvolver esse tema tão abrangente, quando se pode escolher algo mais simples?
                                         Mais algum colega vai escolher esse tema para formar grupo?Quais os conteúdos desse tema devem ser tratados?
Certezas provisórias: É um tema interessante. Tem muitos itens para aprender. É útil para a aprendizagem do aluno. É fácil. É divertido. É interativo.


Justificativa: Escolhi este tema, que já faz parte da minha atividade docente, por sua relevância como ferramenta capaz de gerar autoria, criação, autonomia, interatividade, tornando o aluno mais interessado e aproximando professor e alunos.

Objetivos:

                    Definir Blog.
                    Criar Blog.
                    Conhecer suas características, como elemento de autoria e interação.
                    Estudar sua aplicabilidade na educação.
                    Aplicar o blog na prática escolar.
                    Analisar o interesse dos alunos pelos conteúdos postados no blog.
                    Divulgar o uso do blog entre os professores.
                    Criar o blog da Escola.
                 
Ações a serem executadas:
                                                  Pesquisa em livros, revistas e na internet.
                                                  Criação do blog com os alunos.
                                                   Interação através do blog.
                                                   Observar o interesse dos alunos.
                                                   Elaborar enquete e fazer pesquisa através do blog.
                                                   Tabular dados e elaborar relatórios sobre os resultados.
                                                   Envolver os professores através da criação do blog da Escola.
                                                   Ministrar curso para professores sobre o blog pedagógico.
                                                   Criar uma apresentação de slides com os resultados.
Mídias e Tecnologias: Usaremos o computador, seus aplicativos, a internet, livros, revistas, jornais e outros materiais de sala de aula.
Avaliação: Por meio de questionamento, postagens e comentários no blog.
Referências:

COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira ; DIAS, Márcia Gládis Cantelli . Construção do Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 72-85, 2001.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p.146-153, maio/ago. 1997.
VEEN, Win; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens : educando na era digital / Wim Veen, BenVrakking ; tradução Vinícius Figueira. - Porto Alegre: Artmed, 2009.
ALAVA, Séraphin & colaboradores. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002
ARRUDA, Eucidio. Ciberprofessor: Novas Tecnologias, Ensino e Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2004
CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
PAIVA, José Eustáquio Machado de. Um estudo acerca do conceito de tecnologia. In: Educação & Tecnologia. Belo Horizonte: Revista do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, v. 4 n. ½ jan/dez. 1999.
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário