HORA

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Queridos alunos, pesquisadores!

Aqui tem muito conteúdo sobre a dengue, estudem com atenção para que nossa campanha seja um sucesso.

Texto do teatro:

Local: pneus, vaso com pratinho, uma planta tal, tampinhas, copinhos, caixa d’água aberta, cadeira,etc.
Uma larva sai de dentro da caixa d´água se livrando do casulo. Se espicha, se espreguiça, bate as asas, olha para todos e pergunta quem sou, o que sou, o que devo fazer???
Entra então, o mosquito entra (música) se apresenta e explica :
Você pode ser o que quiser, mas um mosquito quer apenas ser um mosquito, vc é um mosquito fêmea, mais importante que um macho, pois está em suas mãos a perpetuação da nossa espécie.
(ela olha para as 4 mãos)Como assim?
Nós mosquitos acasalamos em um belo vôo e então a fêmea procura um lugar adequado e coloca seus ovos, os ovos se transformam em larvas e as larvas em mosquitos adultos...
Ah, então vamos cumprir o nosso papel de mosquito.
Os mosquitos se abraçam e voam, voam, voam... Então, a fêmea diz que está com muita fome e o macho explica a diferença entre os seus cardápios:
-Os machos se alimentam de.......mas as fêmeas necessitam de sangue, principalmente sangue humano....
A fêmea sai a procura de sangue humano: Mas onde vou achar....Lá está, deve ser humano e ter sangue...
Encontra uma pessoa descansando em uma cadeira e tenta picá-la, mas a pessoa aplica um spray, a mosquita cai e a pessoa sai.
A mosquita se levanta se estica( o que foi isso, estou enjoada, presiso me alimentar) e sai voando a procura de outra vítima, encontra se esconde e chegando por trás pica a pessoa.
Feliz e revigorada, sai voando.
Encontra o mosquito que explica que agora ela deve procurar água parada para colocar os ovos, que os ovos são fortes e podem sobreviver até 450 dias sem água, esperando que chova no seu criadouro.
Explica que a fêmea deve procurar lugares como vasos, garrafas, tonéis, pneus, piscina, caixa d'água mal tampadas, tampinhas...
Ela diz que entendeu e voa procurando um lugar para colocar os ovos e ao achar, comenta que ali há vários lugares, explicando cada oportunidade que as pessoas descuidadas proporcionam.
E conclui: mas as pessoas me adoram, me amam, deixaram tudo isso para mim!
Vai lá e coloca os ovos na caixa d'água, no vasinho, nas tampinhas...
Entra o mosquito e ambos conversam sobre a sua missão e que existe um lado ruim:
Então ele explica que ela é um vetor da dengue, dá todos os detalhes...
E a mosquita pergunta, se é assim por que as pessoas deixam tantas coisas jogadas, por que elas não se previnem?


Nesse momento chega uma pessoa com vassoura, sacos de lixo, areia e limpa tudo, fecha a caixa d'água, coloca spray.

Então a mosquita e o mosquito se afastam lamentando que todos os ovos foram perdidos, choram, se abraçam e saem tristes explicando que vão procurar outro lugar.
Depois voltam e dançam o gingle:
Com essa turma
mosquito não tem vez.
Deixar tudo limpo, não vale!
tampar a caixa d'água, que maldade!
secar água parada, não tem graça!
assim não vale! Não vale!
Mas se ficarem descuidados
nos voltamos outra vez!
Voltamos, voltamos, voltamos outra vez....


E entra o outro gingle (turma 203),  todos dançam e convidam os convidados a levantar e cantar...





Alerta para identificação de agentes

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o trabalho de prevenção à dengue é permanente, e as visitas domiciliares são realizadas por agentes de combate a endemias devidamente identificados por meio de colete e crachá. Em caso de dúvida, a população pode checar nome e RG dos profissionais que atuam no Programa Municipal de Prevenção à Dengue por meio do telefone 156.


http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dengue












Vejam como ficou o nosso folder:



REALIZAÇÃO:

Ensino Médio Politécnico

DISCIPLINA:

Seminário Integrado


PROFESSORAS:

Ana Agostini
Vera Antunes

ALUNOS DAS TURMAS:

101N, 102N, 103N, 104T, 108T, 109T, 203M e 204M



COORDENAÇÃO:

Mara Agostini


APOIO
EQUIPE DIRETIVA:

Diretor:
Victor Knewitz

Vice-diretores:
Ivana Andreoli T.Manhã
Nara Figueredo T.Tarde
Miguel Andrade T.Noite



TEMAS PESQUISADOS NO SEMINÁRIO INTEGRADO EM 2013:

Neste ano letivo, pesquisamos e estudamos vários temas, os mais importantes foram: -apresentação de trabalhos -copa do mundo -cultura dos estados -saúde pública -tráfico de pessoas -Brasil político -conflitos entre países -transtornos mentais -desigualdades sociais -preconceito -anabolizantes -artes marciais -poluição -importância do estudo de idiomas -percepção de mundo -manifesto -fórum -a influência das redes sociais na política -greenpeace -desmatamento -jovens politizados -responsabilidade, direitos e deveres do cidadão -mapa conceitual -ação social -carro elétrico -protestos dos médicos no Brasil -isenção de impostos às empresas de transporte público em P.Alegre -maior idade penal -família -caso de justiça -DMAE -nanotecnologia -física quântica -biotecnologia -dengue -formulários -secretariado -postura profissional -alimentação e hábitos saudáveis





C.E. CÂNDIDO JOSÉ DE GODÓI

Av. França nº 400 Bairro Navegantes
Porto Alegre/RS


Ensino Médio Politécnico

SEMINÁRIO INTEGRADO



CAMPANHA DE PREVENÇÃO À DENGUE
30 DE NOVEMBRO DE 2013


Todos são responsáveis”.

LOCAL:
Colégio Godói

HORÁRIO:
9 horas

OBJETIVO:

Aplicar os conhecimentos adquiridos, através de estudos e pesquisas feitas na disciplina de Seminário Integrado, para informar, socializar e motivar a comunidade Godoiana para a participação ativa do combate à dengue, através da conscientização e prevenção, a fim de contribuir para afastar a Dengue de Porto Alegre.





JUSTIFICATIVA:

Os casos de dengue vêm aumentando no Brasil, só em nosso estado, no ano de 2013 já foram registrados 406 casos e na capital, Porto Alegre, neste ano, já ocorreram 218 casos.
O verão está próximo e cada larva do Aedes aegypti (lê-se edes egypti) logo se transformará em mosquito adulto que estará picando as pessoas. A prevenção consiste em impedir que eles coloquem seus ovos, e que os ovos se transformem em mosquito.
Cada mosquito fêmea pode colocar até 120 ovos em sua vida. Os novos mosquitos, ao picarem uma pessoa contaminada, passam a transmitir o vírus, causando a Dengue, uma doença grave que mata.


MENSAGEM:

Houve um incêndio na floresta e enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico.
O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor: “Ô, beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?”
E o beija-flor respondeu: “Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte e espero que todos os animais ajudem, juntos vamos salvar o nosso lar”.

Quando uma pessoa faz a sua parte, ela está contribuindo para um mundo melhor.




CONCURSO DO LOGOTIPO

OS DESTAQUES FORAM:









Nenhum comentário:

Postar um comentário